Olá!
A semana passada foi bastante agitada, conheci vários lugares novos. Vamos então ao primeiro deles, o Memorial Municipal Getúlio Vargas. Saí de casa rumo à estação Glória, que é bem sinalizada: logo identifiquei para que lado eu deveria ir para chegar ao meu destino. Assim fui em direção à Rua do Russel, que é onde está a ONG Viva Rio.
Logo que saí da estação, encontrei um senhorzinho carregando suas compras e perguntei para onde ficava o memorial; ele me disse que era só segui-lo e, de fato, basta seguir à esquerda em direção à Praça Luís de Camões. Fomos conversando e ele disse que morava há 25 anos ali, em frente ao Memorial, mas só tinha ido 2 vezes lá. Falei com ele que isso é algo super normal, até porque temos a tendência de achar que sempre poderemos ir a lugares próximos, já que está e sempre estará ao nosso alcance...mas ae vamos deixando até que um dia, lá na frente, percebemos que não aproveitamos suficientemente o que é nosso. Viajamos tanto para conhecer o que é dos outros, mas o nosso mesmo fica esquecido...
O memorial é simples, porém bem interessante. Por ser uma homenagem, tudo busca retratar Getúlio como um grande político - não pretendo entrar no mérito se realmente ele foi ou não, mas achei legal poder ver um pouco da história de nossa cidade por meio da história política de Getúlio Vargas. O memorial foi bem estruturado, possuindo grandes telas com imagens e histórias da época, tanto em inglês como em português. Foi interessante saber que, para a construção da Avenida Presidente Vargas, foram derrubadas 4 igrejas e mais de 500 prédios.
Só achei que alguns balcões redondos davam certo ar de abandono ao ambiente, pois estavam com as luzes apagadas - isso dificultava muito a leitura de alguns textos, sendo que estes eram apenas escritos em português.
O ar condicionado lá é bem fraquinho, como fui agora nesse período de calor insano, foi complicado nos primeiros 20 minutos...mas depois de um tempo já fui me acostumando.
Ah...não é preciso pagar nada, apenas assinei no livro de presença deles. O pessoal que faz a segurança é bastante simpático, me contaram que já teve um café e uma livraria lá quando perguntei sobre os livros expostos em um balcão. Contudo, quando pedi para a moça tirar uma foto minha, ela disse que não podia: por norma da empresa de segurança, eles não podem segurar nenhum objeto de visitantes. Achei legal da parte dela explicar o motivo, então rolaram apenas 'selfies' nesta visita.
No final da exposição gostei de poder ler as cartas deixadas por Getúlio, a carta testamento e a carta despedida. E também de um espaço bem no centro do memorial, que deixo pra vocês descobrirem por vocês mesmos!
Ah..não esqueçam de tirarem a foto com o busto do Getúlio que fica na praça, héin? Lá está a placa com a grande frase: "Saio da vida para entrar na história." E uma outra plaquinha menor explicando que o memorial é uma homenagem da prefeitura do Rio de Janeiro.
E por fim acabei descobrindo que as grandes telas com as histórias e fotos do Memorial podem ser encontrados no seu site, na exposição virtual, ainda que apenas em português.
Beijins e bom passeio!
Tati.
FICHA CADASTRAL:
Data da Visita: 04/02/2014
Endereço: Praça Luís de Camões s/n. - Glória.
Telefone: (21)2557-9444/2245-7577
Como chegar: Usando o metrô e descendo na Estação Glória ou qualquer ônibus que passe pela Praça Luís de Camões ou até mesmo pela Rua do Russel – existem muitas opções, para descobrir clique aqui e o mapa do local.
Como chegar: Usando o metrô e descendo na Estação Glória ou qualquer ônibus que passe pela Praça Luís de Camões ou até mesmo pela Rua do Russel – existem muitas opções, para descobrir clique aqui e o mapa do local.
Horário de Funcionamento: de terça a sábado das 10h às 17h.
Visita Guiada: não possui.
Preço da Entrada: Entrada Franca, basta apenas assinar o livro de presença.
Banheiros/bebedouros: possui banheiros muito limpos, porém não possui bebedouro.
Café/Restaurante/Loja de Conveniência: Não possui nenhum destes.
Acessibilidade: possui uma cadeira de rodas que auxilia os portadores de deficiências físicas na descida da escadaria de acesso. É necessário, apenas, acionar a campainha localizada a esquerda da escada.
Áudio guia: não possui.
Guarda-volumes e Espaço para carrinho de bebê: não tem guarda-volume, até porque você pode entrar com tudo.
Duração recomendada para a visita: Passei em torno de 1 hora lá dentro.
Estacionamento: não possui, mas existem estacionamentos no entorno da praça e na Rua do Russel, onde está localizado o Vivo Rio.
Máquina fotográfica: pode usar com flash.
Ar condicionado: tem, mas não é muito potente. No início da visita foi difícil, mas depois fui acostumando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário